CartaExpressa
CPI da Covid pode quebrar os sigilos de Fabio Wajngarten
O ex-secretário de Comunicação da Presidência prestará depoimento na próxima quarta-feira 12


O comando da CPI da Covid buscará autorização do plenário para a quebra dos sigilos do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten. O objetivo é investigar os atrasos na compra de vacinas. A informação foi publicada pela jornalista Ana Flor, da GloboNews, e confirmada por CartaCapital.
O requerimento com o pedido de quebra de sigilos tem de ser votado pela comissão. Em recente entrevista à revista Veja, Wajngarten apontou “incompetência” do Ministério da Saúde nas tratativas com a Pfizer.
O ex-secretário fazia menção à oferta de 70 milhões de doses apresentada pela farmacêutica norte-americana em agosto de 2020, com entrega inicial em dezembro.
“Incompetência e ineficiência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando uma negociação que envolve cifras milionárias e do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é isso que acontece”, declarou Wajngarten, segundo a revista.
O depoimento dele aos senadores está marcado para a próxima quarta-feira 12.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.