CartaExpressa
CPI da Covid: PGR quer derrubar o sigilo de desdobramentos das investigações
Augusto Aras diz que segredo de Justiça atrapalha acesso a informações das apurações


A Procuradoria-Geral da República solicitou ao Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira 21, a quebra de sigilo de nove das dez petições instauradas como desdobramentos da CPI da Covid.
Segundo o pedido, assinado pelo procurador-geral Augusto Aras, o segredo de Justiça prejudicaria a sociedade, a imprensa e os investigados de terem acesso às providências já adotadas, o que dificultaria o acompanhamento de diligências, perícias e demais informações que constam na apuração.
A solicitação ocorre no âmbito das dez providências que Aras havia solicitado ao STF após a apresentação do relatório da CPI, no fim de outubro do ano passado. Segundo o procurador, somente um expediente teve o sigilo levantado até agora.
Seis magistrados da Corte vão analisar o pedido de Aras: Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Kassio Nunes, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.