CartaExpressa
‘Conte sempre com Minas Gerais’, diz Zema a Bolsonaro durante entrega de honraria
O ex-presidente recebeu o título de cidadão mineiro em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) fez novas sinalizações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira 28 durante cerimônia que marcou a entrega do título de cidadão mineiro ao ex-capitão. A honraria foi concedido por Zema ainda em 2019.
“As portas dos ministérios do governo Bolsonaro estiveram sempre abertas para os nossos pedidos. Éramos ouvidos não como quem cumpre uma obrigação, mas com a atenção de quem quer, de fato, alcançar soluções”, disse o governador. “Conte sempre com Minas Gerais, presidente. Vocês contem com o nosso governo”, completou Zema.
Ao receber a premiação, Bolsonaro também fez sinalizações ao governador, fazendo comparações entre a carreira política de ambos. “Ele é um homem que nunca esteve na política. Eu também jamais esperava ser vereador na vida, e acabei sendo eleito em 1988. Assim como o Zema não tinha a marca de político, eu também não tinha”, disse.
A cerimônia de honraria, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi marcada para esta segunda-feira após pressão de 26 deputados estaduais alinhados a Zema. Nem todos os representantes que deram o aval estiveram presentes no ato.
Do lado de fora, críticos à gestão do governador estenderam cartazes com a frase “fora, Zema” e entoaram gritos de “inelegível”, em alusão a Bolsonaro, condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Apoiadores do ex-presidente também marcaram presença na cerimônia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Delgatti esteve duas vezes com ministro da Defesa de Bolsonaro, diz advogado
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro não precisa ouvir Bolsonaro para indiciá-lo, diz relatora
Por CartaCapital
Bolsonaro vai à Justiça contra Delgatti por suposta ‘mentira’ sobre grampo de Moraes
Por CartaCapital
‘Mijoias’: Michelle Bolsonaro ironiza investigação sobre desvio de joias e diz que vai lançar linha de produtos
Por Caio César
Presidente da CPMI do 8 de Janeiro quer proibir jornalista de divulgar documentos confidenciais
Por CartaCapital