CartaExpressa
Conta de luz deve subir 21% em 2022, projeta Aneel
A agência menciona as medidas adotadas para garantir o abastecimento durante a crise hídrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica estima que as contas de luz terão uma alta de 21,04% em 2022, o que impactaria ainda mais a galopante inflação.
Como principal justificativa para a projeção, a Aneel menciona as medidas adotadas para garantir o abastecimento da energia elétrica durante a crise hídrica que o País enfrenta neste ano.
“Nesse contexto, nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica”, diz um memorando da Aneel obtido pelo jornal O Globo. O documento é de 5 de novembro.
Segundo o IPCA de outubro, divulgado nesta semana pelo IBGE, a energia elétrica residencial teve alta de 1,16% no mês passado na comparação com setembro. No ano, ela já subiu 19,13% e no acumulado em 12 meses, 30,27%.
O País está sob a bandeira tarifária patamar escassez hídrica, criada em setembro. Ela representa um custo de 14,20 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


