CartaExpressa

Conselho de Ética adia votação do parecer de Boulos pelo arquivamento de ação contra Janones

A acusação contra o deputado mineiro parte de uma investigação por suposta prática de ‘rachadinha’ em seu gabinete

O deputado federal André Janones. Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira 22 a votação do relatório de Guilherme Boulos (PSOL-SP) pelo arquivamento de uma representação do PL contra André Janones (Avante-MG).

O adiamento decorre da ausência de salas de reunião livres para realizar a sessão às 11h, conforme a programação original. A votação do parecer de Boulos não deve ocorrer nesta semana.

A acusação contra Janones parte de uma investigação por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete. O Supremo Tribunal Federal abriu a apuração no fim de 2023.

Ao recomendar o arquivamento, Boulos argumentou que o pedido do PL “traz fatos ocorridos antes do início do mandato de deputado federal”.

“Voto pela ausência de justa causa para o acolhimento da representação, arquivando-se, por conseguinte, o presente feito”, concluiu o relator.

Leia a íntegra do parecer de Boulos:

Boulos

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar