CartaExpressa
Comissão da Câmara aprova mais uma convocação de Flávio Dino
Colegiado sobre Segurança Pública cobra esclarecimentos a respeito de ações do MST


A Comissão de Segurança Pública da Câmara voltou a convocar o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), desta vez para prestar esclarecimentos sobre as ocupações promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra durante as iniciativas do Abril Vermelho.
A data da sessão ainda não foi definida. Além disso, Dino também terá de esclarecer declarações sobre Caçadores, Atiradores e Colecionadores. Com a convocação, o ministro tem a obrigação de comparecer.
Será a terceira vez em menos de três meses que Dino irá à Câmara. Uma das sessões com o ministro foi marcada por tumulto e discussões entre parlamentares.
Durante a audiência, deputados chamaram colegas de “covardes” e deram tapas na mesa. Dino foi frequentemente interrompido por bolsonaristas que marcaram presença na comissão mesmo sem fazer parte dela, a exemplo de Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Diante de um cenário em que o ministro sequer conseguia se pronunciar, o presidente do colegiado, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), encerrou a sessão e disse que agendaria uma nova data para ouvi-lo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad impulsiona pequena melhora na visão do mercado financeiro sobre o governo Lula, diz pesquisa
Por Marina Verenicz
Perícia no celular de Mauro Cid chega a conversas sobre remessas de dinheiro ao exterior, diz TV
Por CartaCapital