CartaExpressa
Com novos julgamentos, STF chega a 71 condenações pelo 8 de Janeiro
Ao todo, a Corte recebeu 1.345 denúncias contra envolvidos nos atos, apresentadas pelo Ministério Público Federal


O Supremo Tribunal Federal condenou em 2024 mais 41 pessoas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Ao todo, as denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República resultaram em 71 condenações.
Em um julgamento virtual encerrado em 5 de fevereiro, 29 pessoas foram sentenciadas. Na sessão concluída no dia 9, mais 12 foram condenadas.
A maioria dos réus foi sentenciada pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Três deles, presos antes das invasões, foram absolvidos das práticas de dano e deterioração do patrimônio.
Nas ações penais, a maioria do plenário do STF acompanhou o relator, Alexandre de Moraes, no sentido de que, ao pedir intervenção militar, o grupo tinha intenção de derrubar o governo democraticamente eleito em 2022. Segundo o ministro, conforme sustentado pela PGR, trata-se de um crime de autoria coletiva (execução multitudinária) em que, a partir de uma ação conjunta, todos contribuíram para o resultado.
Ao todo, o Supremo recebeu 1.345 denúncias contra envolvidos nos atos, apresentadas pelo Ministério Público Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Advogado de Valdemar decide abandonar a defesa de Bolsonaro no STF
Por Wendal Carmo
Bolsonaro alega ter mandado R$ 800 mil para os EUA por ‘temer derrocada da poupança no Brasil’
Por CartaCapital
Mangabeira Unger nega possibilidade de apresentar HC contra prisão de Bolsonaro
Por Wendal Carmo