CartaExpressa
Com 44,8º, município de Minas Gerais alcança maior temperatura já medida pelo Inmet
A temperatura se deu no contexto da oitava onda de calor registrada no País este ano, e que teve fim no fim de semana


O município de Araçuaí, em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, alcançou a maior medição de temperatura da história de medições do País, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No domingo 19, a cidade que tem 34.297 habitantes, alcançou a temperatura de 44,8°C .
O recorde anterior tinha sido registrado no dia 21 de novembro de 2005, em Bom Jesus (PI), distante 632 km ao Sul de Teresina, quando a máxima foi de 44,7°C.
A temperatura se deu no contexto da oitava onda de calor registrada no País este ano, e que teve fim no fim de semana. No período, as maiores temperaturas também foram aferidas em: São Romão (MG) – 43,4°C em 15 de novembro; Porto Murtinho (MS) – 43,4°C em 16 de novembro; e Corumbá (MS) – 43,4°C em 14 de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sem energia elétrica, maior favela do Rio sofre com onda de calor
Por AFP
Alerta vermelho: calor revela dramas de infraestrutura e perturba o dia a dia nas escolas
Por Ana Luiza Basilio
Preso no 8 de Janeiro passa mal durante banho de sol e morre
Por Wendal Carmo