CartaExpressa

CNJ intima Malucelli, do TRF-4, sobre casos envolvendo Tacla Duran

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, quer esclarecimento em três casos distintos que envolvem o desembargador e o advogado

CNJ intima Malucelli, do TRF-4, sobre casos envolvendo Tacla Duran
CNJ intima Malucelli, do TRF-4, sobre casos envolvendo Tacla Duran
O advogado Rodrigo Tacla Duran. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi intimado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, para prestar esclarecimentos em três casos envolvendo o advogado Rodrigo Tacla Duran. Os pedidos de esclarecimento se estendem também ao juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, atualmente ocupado por Gabriela Hardt. As informações são do site Conjur.

Conforme destaca a publicação, são três suspeitas apuradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) envolvendo decisões tomadas pelo TRF-4 após as denúncias feitas por Tacla Duran na 13ª Vara Federal de Curitiba. A primeira suspeita parte de um pedido do próprio advogado, que solicitou o afastamento de Marcelo Malucelli do TRF-4 e a instauração de um processo administrativo disciplinar contra o desembargador.

Já o segundo caso em que Malucelli e a Vara de Curitiba terão que responder ao ministro corre após um pedido do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que faz as mesmas reclamações e pedidos que Tacla Duran. Calheiros pede também que as decisões já tomadas por Malucelli no TRF-4 que envolvam o advogado João Malucelli – filho do desembargador e sócio do senador Sergio Moro (União-PR) – sejam suspensas por liminar.

Por fim, o ministro Salomão quer também esclarecimentos sobre a relação familiar entre Moro e o desembargador. Como já citado, o filho de Malucelli é sócio do senador e de sua esposa, a deputada federal Rosangela Moro (União-PR) em um escritório de advocacia. João também namora a filha do casal de parlamentares. Este pedido foi aberto pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo