CartaExpressa
CNBB pede punição a deputado do PSL que ofendeu o papa e bispo de Aparecida
O deputado estadual Frederico D’Avila chamou o papa Francisco e o arcebispo Dom Orlando Brandes de vagabundos e imundos


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil encaminhou uma carta ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Carlão Pignatari, exigindo punição ao deputado estadual Frederico D’Avila (PSL) por ter atacado a instituição e outras figuras religiosas.
Em discurso na Alesp na quinta-feira 14, o parlamentar chamou o papa Francisco, o arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes, e a CNBB de vagabundos e imundos.
Na carta, os presidentes da Conferência destacam que ‘rejeitam fortemente as abomináveis agressões proferidas pelo deputado’ e cobra uma resposta rápida da casa legislativa diante o ocorrido.
“Com ódio descontrolado, o parlamentar atacou o Santo Padre o Papa Francisco, a CNBB, e particularmente o Exmo. e Revmo. Sr. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Feriu e comprometeu a missão parlamentar, o que requer imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”, grafam em uma parte do texto.
Em trecho posterior, a conferência afirma levantar a voz ‘diante de um discurso medíocre e odioso, carente de lucidez, modelo de postura política abominável que precisa ser extirpada e judicialmente corrigida pelo bem da democracia brasileira’.
“Defensora e comprometida com o Estado Democrático de Direito, a CNBB, respeitosamente, espera dessa egrégia casa legislativa, confiando na sua credibilidade, medidas internas eficazes, legais e regimentais, para que esse ultrajante desrespeito seja reparado em proporção à sua gravidade – sinal de compromisso inarredável com a construção de uma sociedade democrática e civilizada”, acrescentou a instituição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Arma mata, mas carros e médicos também matam’, diz Bolsonaro ao criticar Arcebispo de Aparecida
Por CartaCapital
‘Para ser pátria amada não pode ser pátria armada’, diz arcebispo durante missa em Aparecida
Por CartaCapital
Em Aparecida, Bolsonaro ouve sermão sobre Covid-19 e desemprego
Por CartaCapital