CartaExpressa
Ciro segue seu partido e sai em defesa do voto impresso: “Qual o problema?”
O tema também é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiadores


O presidenciável do PDT em 2022, Ciro Gomes, acompanhou o entendimento do partido e defendeu o voto impresso para as próximas eleições.
“Qual o problema em tornar um sistema, que já é bom, em um sistema melhor? Qual o problema de termos uma cópia de segurança impressa, palpável e acima de qualquer suspeita, para eventual checagem?”, questionou Ciro nesta sexta-feira 28 em seu Twitter.
Na quinta-feira 27, o presidente da sigla, Carlos Lupi, publicou um vídeo em defesa da impressão do voto e recorreu à figura de Leonel Brizola para diferenciar a postura do partido daquela manifestada, atualmente, pelo presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.
“Por que esta espécie de rendição, de covardia e fatalismo absurdo que fazem considerar Bolsonaro ‘dono’ de qualquer ideia da qual sua turma se apropria?”, acrescentou Ciro.
O voto impresso é um projeto defendido por Bolsonaro desde a campanha de 2018. A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) apresentou um projeto sobre o tema que segue em discussão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.