CartaExpressa
Circulação de informação sobre fraude nas urnas cresce 154% no Facebook
O compartilhamento de publicações que apontam problemas nos equipamento dobrou desde o começo do ano


O compartilhamento de publicações no Facebook que mencionam fraude nas urnas eletrônicas aumentou 154% em 2022 em comparação ao mesmo período do ano eleitoral de 2018.
Um levantamento feito pela Lupa, utilizando a ferramenta de monitoramento da Meta, o CrowdTangle, apontou que houve 5,6 mil publicações virais em grupos da rede social citando os termos “urnas eletrônicas” e “fraude” desde o começo do ano. Esses posts tiveram um total de 356 mil interações. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Os dados demonstram que este é o ano eleitoral com o maior número de publicações que mencionam, sem provas, problemas no equipamento de votação.
Mensagens que tentam desmentir a tese conspiratória somam 8,5% do total de compartilhamentos.
Desde a possibilidade de candidatura de Jair Bolsonaro à presidência é possível verificar um aumento dos posts virais que citam irregularidades no sistema eleitoral. Entre as eleições de 2016 e de 2018, o número desse tipo de publicação dobrou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Crença em fraude eleitoral segue forte entre eleitores leais a Trump, apesar de rejeição do partido
Por AFP
Movimentos de Bolsonaro podem colocar sua candidatura em risco, dizem advogados eleitorais
Por CartaCapital