CartaExpressa
‘Chegou a vez de escalar as mulheres, os pretos e os indígenas’, diz Marina sobre ministérios de Lula
O presidente eleito anunciou seus primeiros ministros nesta sexta-feira 9
A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se manifestou nesta sexta-feira 9 sobre os primeiros ministros confirmados para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em publicação nas redes sociais, ela mencionou a derrota da seleção brasileira para a Croácia, na Copa do Mundo, e estabeleceu uma relação com a política brasileira.
“Vamos que vamos entrar em campo e trabalhar duro para fazer o máximo de gols que pudermos em benefício de políticas públicas que deem vitórias para o Brasil”, escreveu a ex-ministra.
Na sequência, afirmou que “parte muito importante do time já foi revelada hoje pelo técnico Lula”. E emendou: “Chegou a vez de serem escaladas as mulheres, juntamente com os pretos, os jovens e os indígenas de nossa esperançosa seleção”.
Lula divulgou os cinco primeiros ministros de seu governo, nesta sexta: Fernando Haddad, na Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; José Múcio Monteiro, na Defesa; Flávio Dino, na Justiça; e Mauro Vieira, nas Relações Exteriores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula conversa com premiê do Reino Unido sobre democracia e economia verde
Por Victor Ohana
Conheça Andrei Rodrigues, o diretor-geral da Polícia Federal no governo Lula
Por CartaCapital
Os desafios que se impõem a Lula na formação dos ministérios a partir de agora
Por Alisson Matos


