CartaExpressa
Cerca de 1.700 brasileiros em Israel e Palestina pediram volta ao Brasil
Itamaraty acompanha situação de três desaparecidos e um ferido


A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de cerca de 1.700 brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil até a manhã desta segunda-feira 8. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria é de turistas que estão em Israel.
Os interessados preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. Segundo o órgão, o preenchimento do formulário não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.
O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.
O governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação. Ainda neste domingo (8) um avião irá decolar com destino a Roma, na Itália, para trazer os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado neste fim de semana.
Até o momento, foram identificados três brasileiros desaparecidos e um ferido após o conflito. Todos são binacionais e participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido recebeu alta do hospital hoje e se encontra bem.
(Com informações de Agência Brasil)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

EUA entregam armas e munições e reforçam presença militar em Israel
Por AFP
Protestos pró-palestina e segurança reforçada no mundo por guerra entre Israel e Hamas
Por AFP
Membros do Conselho de Segurança da ONU condenam Hamas, mas sem unanimidade
Por AFP
Itamaraty contabiliza três brasileiros desaparecidos após confronto entre Israel e Hamas
Por CartaCapital