CartaExpressa

Centenário: Paulo Freire ganha painel de homenagem em SP

Centenário: Paulo Freire ganha painel de homenagem em SP

A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade

Créditos: Thiago Fernandes/arquivo pessoal

Créditos: Thiago Fernandes/arquivo pessoal

O educador pernambucano e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos neste domingo 19 se estivesse vivo, ganhou um painel em São Paulo em comemoração ao seu centenário. A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade.

O rosto de Freire foi estampado juntamente com a frase: “Esperançar: amar é um ato de coragem”. A frase foi escolhida em conjunto com a família de Freire.

Defensor de uma educação de qualidade, capaz de emancipar os indivíduos e lhes proporcionar uma leitura crítica de mundo, Paulo Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012.

É autor de diversas obras, como Pedagogia do Oprimido, da Autonomia, das Indignação, em que denuncia as opressões, as injustiças e as desigualdades sociais.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem