CartaExpressa

Centenário: Paulo Freire ganha painel de homenagem em SP

A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade

Créditos: Thiago Fernandes/arquivo pessoal Créditos: Thiago Fernandes/arquivo pessoal
Apoie Siga-nos no

O educador pernambucano e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos neste domingo 19 se estivesse vivo, ganhou um painel em São Paulo em comemoração ao seu centenário. A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade.

O rosto de Freire foi estampado juntamente com a frase: “Esperançar: amar é um ato de coragem”. A frase foi escolhida em conjunto com a família de Freire.

Defensor de uma educação de qualidade, capaz de emancipar os indivíduos e lhes proporcionar uma leitura crítica de mundo, Paulo Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012.

É autor de diversas obras, como Pedagogia do Oprimido, da Autonomia, das Indignação, em que denuncia as opressões, as injustiças e as desigualdades sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar