CartaExpressa
Candidatos do Enem já podem consultar seus locais de prova; confira
O exame será realizado em 5 e 12 de novembro


Os locais onde os candidatos do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, realizarão as provas foram divulgados nesta terça-feira 24. O exame ocorrerá em 5 e 12 de novembro.
Para consultar os locais de prova, os candidatos devem acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.
Ao fazer login com CPF e senha, os estudantes terão acesso ao cartão de confirmação, no qual aparecerá em detalhes o local de prova, com o endereço da instituição e a sala.
Apesar de não ser obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame. Assim, o candidato evitará confundir o endereço onde deve prestar o Enem.
O portão fechará às 13h, mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova.
No primeiro dia, 5 de novembro, os candidatos terão de:
- resolver 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- resolver 45 questões de ciências humanas; e
- elaborar uma redação.
Já na segunda data, 12 de novembro, a prova envolverá 45 questões de matemática e e 45 questões de ciências da natureza.
As provas terminarão às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo. O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PSOL vai à Justiça e exige que Tarcísio contrate psicólogos para as escolas
Por Ana Luiza Basilio
O que se sabe sobre o novo ataque a tiros em uma escola de São Paulo
Por CartaCapital