CartaExpressa
Câmara ouvirá Bento Albuquerque e ex-secretário da Receita sobre joias sauditas
A proposta partiu do deputado Jorge Solla, que questiona a entrada dos itens de luxo no País
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira 29, convites para que o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque e o ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes prestem esclarecimentos sobre as joias oferecidas pelo governo saudita ao então presidente Jair Bolsonaro (PL).
A proposta partiu do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que questiona a entrada dos itens de luxo no País sem que eles fossem declarados à Receita.
Dois estojos entraram no Brasil e foram incorporados por Bolsonaro ao seu acervo particular. Um deles, avaliado em 500 mil reais, foi recebido pessoalmente pelo ex-capitão quando esteve em Riade, na Arábia Saudita, em outubro de 2019. O kit inclui um relógio da marca Rolex fabricado em ouro branco e cravejado de diamantes.
No caso de Vieira Gomes, os parlamentares querem saber se a sua nomeação para a Embaixada do Brasil em Paris foi uma retribuição à atuação para reaver outro estojo de joias, apreendido pelo Fisco.
Por se tratar de um convite, ambos não têm a obrigação de comparecer à comissão. As datas para as audiências ainda serão definidas pelos integrantes do colegiado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Apostila de cursinho em Santa Catarina compara Lula a Adolf Hitler e ofende Dilma
Por CartaCapital
Após caso na Vila Sônia, Comissão da Câmara aprova audiência pública sobre violência nas escolas
Por Ana Luiza Basilio



