CartaExpressa
Câmara de SP aprova primeira etapa do projeto para homenagear Rita Lee no Parque Ibirapuera
Projeto foi apresentado pela vereadora Luna Zarattini (PT) e deve, ainda, passar por um segundo turno na Casa
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira votação, um projeto de lei que pretende mudar o nome do Parque Ibirapuera, na zona Sul da capital, para Rita Lee.
A ideia da homenagem foi proposta pela vereadora paulistana Luna Zarattini (PT), logo após a morte da cantora, em maio do ano passado.
O projeto também conta com a assinatura do presidente da Câmara de São Paulo, o vereador Milton Leite (União Brasil).
Para que entre em vigor, o projeto ainda deverá ser aprovado em uma segunda votação na Câmara de SP. Depois disso, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) precisará sancionar a lei.
“Rita Lee e o parque do Ibirapuera são dois grandes símbolos da cidade de São Paulo e estão no imaginário de milhares de paulistanos e paulistanas quando pensamos na nossa cidade. Rita Lee era visita frequente no parque e já declarou publicamente seu afeto pelo Ibirapuera”, disse Zarattini ao jornal Folha de S. Paulo para justificar a proposta.
Paulistana, Rita Lee era, de fato, frequentadora do Ibirapuera. Em diversas oportunidades, a cantora relatou que costumava ir ao parque quando era criança, com a família.
O velório de Rita Lee, um dos maiores nomes da história da música brasileira, aconteceu no local.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rita Lee ganha homenagem em bairro paulistano onde nasceu e cresceu
Por CartaCapital
Rita Lee e os novos jeitos de morrer
Por Rodrigo Ghedin
Vereadora pede que o Parque do Ibirapuera incorpore o nome de Rita Lee
Por CartaCapital
Julia Mestre, do Bala Desejo, conta que Rita Lee foi inspiração de novo disco
Por Augusto Diniz


