CartaExpressa
Brasileiros aprovam governo e estão otimistas com 1º ano de Lula, mostra pesquisa
O terceiro mandato do presidente Lula é aprovado por 52% dos entrevistados, enquanto 38% desaprovam; 7 em cada 10 brasileiros acreditam em uma melhora na vida em 2023


O governo Lula (PT) é aprovado por 52% dos brasileiros, aponta uma pesquisa Ipespe/Febraban divulgada nesta terça-feira 2. A taxa, que mostra maioria de avaliações positivas ao governo, se manteve estável em comparação ao mês anterior. Outros 38% dos entrevistados desaprovam a gestão.
Nas avaliações positivas, o índice supera os 50% entre as mulheres (54%), os jovens de 18 a 24 anos (56%) e também é mais expressivo entre os brasileiros de baixa renda (54%).
Questionados sobre a avaliação, 39% dos participantes responderam que consideram o atual governo como ‘ótimo ou bom’, enquanto 28% apontam avaliação ‘regular’. As indicações de ‘ruim ou péssimo‘ somam outros 28%.
A pesquisa mostra ainda que a maioria dos brasileiros (51%) se declara otimista em relação à melhoria do país. Os mais confiantes são, novamente, as mulheres (54%), os que estão na faixa etária de 45 a 59 anos (54%) e aqueles com escolaridade universitária (53%).
O otimismo se repete quanto a expectativa de melhora da vida pessoal, cerca de sete em cada dez brasileiros (70%) acreditam que sua vida vai melhorar em 2023. Mais uma vez as mulheres são mais otimistas quanto ao futuro (72%), assim como os jovens de 18 a 24 anos (81%).
Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 14 e 19 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95,5%.
Veja a íntegra do levantamento:
RELATÓRIO RADAR FEBRABAN_ABRIL 2023Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que será discutido no encontro entre Lula e Alberto Fernández nesta terça-feira
Por Getulio Xavier
No 1º de Maio, Lula volta a criticar a taxa Selic e associa os juros altos ao desemprego no País
Por Wendal Carmo
Lula cria grupos para discutir trabalho por aplicativo e igualdade salarial entre homens e mulheres
Por CartaCapital
Aumento do salário mínimo impacta um quarto da população brasileira, aponta Dieese
Por CartaCapital