CartaExpressa

Brasil fica de fora mais uma vez da lista de convidados para a cúpula do G7

O governo alemão anunciou um convite a Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia para a edição deste ano

Brasil fica de fora mais uma vez da lista de convidados para a cúpula do G7
Brasil fica de fora mais uma vez da lista de convidados para a cúpula do G7
Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O governo alemão anunciou nesta segunda-feira 2 um convite a Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia para participação na próxima reunião do G7, em junho.

Além dos convidados, marcarão presença na Baviera Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Reino Unido, Itália e a anfitriã Alemanha.

No ano passado, Austrália, Índia, África do Sul e Coreia do Sul foram convidadas para o encontro no Reino Unido.

Em 2020, a reunião do G7 seria chefiada pelos Estados Unidos, então sob a presidência de Donald Trump. O encontro, porém, foi adiado por causa da pandemia.

Já em 2019, o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil também ficou de fora. Naquele ano, o presidente da França, Emmanuel Macron, convidou Chile, Egito, África do Sul, Senegal, Índia e Ruanda.

A edição deste ano ocorrerá entre 26 e 28 de junho no Castelo Elmau, nos Alpes da Baviera.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo