CartaExpressa
Bolsonaro sobre a hidroxicloroquina: “‘Ah, não tem comprovação científica’. E daí?”
‘Toma a hidroxicloroquina, ou não toma nada’, disse o presidente nas redes sociais
Em sua transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira 24, Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da hidroxicloroquina no combate à Covid-19, independentemente da ausência de comprovação científica quanto à eficácia do medicamento.
“Agora, vem aquela historinha do passado: ‘ah, não tem comprovação científica’. Pô, e daí, tá certo? Olha o ‘e daí’ de novo aí, né… Que não tinha. Qual a alternativa? Não tinha alternativa, toma a hidroxicloroquina, ou não toma nada”, declarou o presidente.
Em 28 de abril, quando questionado sobre o fato de o Brasil atingir, naquele momento, a marca de 5 mil mortes por Covid-19, Bolsonaro respondeu: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.