CartaExpressa
Bolsonaro diz ter sofrido bloqueio judicial de R$ 317 mil por não usar máscara na pandemia
O Tribunal de Justiça de São Paulo já havia determinado o bloqueio de 87 mil reais em posse do ex-capitão


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira 14 ter sofrido mais um bloqueio judicial em sua conta bancária. Desta vez, o montante retido seria de pouco mais de 317 mil reais, segundo declaração concedida à CNN Brasil.
O Tribunal de Justiça de São Paulo já havia determinado o bloqueio de 87 mil reais em posse do ex-capitão devido ao não pagamento de multas aplicadas pelo descumprimento do uso obrigatório de máscara durante a pandemia.
A medida foi assinada na segunda-feira 12 pela juíza Ana Maria Brugin, da Vara das Execuções Fiscais Estaduais, a pedido do governo do estado.
“A vida nossa não é fácil, mas tudo bem, a gente enfrenta esses obstáculos. Bloqueando minhas contas… Por enquanto tenho fundos, daqui a pouco não vou ter mais. Aí vou ver se o Valdemar [Costa Neto, presidente do PL] me paga por fora o salário”, disse Bolsonaro na tarde desta quarta.
O ex-presidente foi multado por ignorar o uso de máscara durante três agendas, em Miracatu, Ribeira e Eldorado, em 2021. Os casos já transitaram em julgado. Só em São Paulo, Bolsonaro deve, ao todo, cerca de 431 mil reais em multas por infrações sanitárias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Valdemar diz não acreditar que Judiciário ‘vá fazer injustiça’ contra Bolsonaro em ação por inelegibilidade
Por André Lucena
Justiça bloqueia R$ 87 mil de contas de Bolsonaro por multa durante pandemia
Por Marina Verenicz
Brasil registrou 1,1 mil casos de violência contra defensores dos direitos humanos durante governo Bolsonaro
Por André Lucena