CartaExpressa
Governo autoriza entrada de militares dos EUA para exercício no Brasil
Ao todo, 240 integrantes das Forças norte-americanas treinarão na Academia Militar das Agulhas Negras


O presidente Jair Bolsonaro autorizou que militares dos Estados Unidos entrem em território brasileiro para exercício militar conjunto entre os dois países.
O decreto presidencial que autoriza a entrada dos militares americanos foi publicado nesta quinta-feira 14.
Além dos agentes, a entrada de “armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação” também foi permitida.
O treinamento conjunto deve ser realizado na Academia Militar das Agulhas Negras, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo.
A operação, apelidada de adestramento combinado CORE 21, ainda não foi detalhada pelo Exército brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PoderData: Governo Bolsonaro é reprovado por 58% dos brasileiros
Por CartaCapital
57% dos católicos e 37% dos evangélicos consideram Bolsonaro ruim ou péssimo, diz PoderData
Por CartaCapital