CartaExpressa

PoderData: Bolsonaro ainda é considerado ruim ou péssimo por metade dos brasileiros

Já 29% dizem o contrário, ou seja, que o trabalho da atual gestão seria ‘ótimo’ ou ‘bom

PoderData: Bolsonaro ainda é considerado ruim ou péssimo por metade dos brasileiros
PoderData: Bolsonaro ainda é considerado ruim ou péssimo por metade dos brasileiros
Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa PoderData indica que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) segue mal avaliado  por uma parcela significativa dos eleitores. Ao todo, 50% indicam a opção ‘péssimo’ ou ‘ruim’ para se referir ao ex-capitão. Já 29% dizem o contrário, ou seja, que o trabalho da atual gestão seria ‘ótimo’ ou ‘bom’. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 31.

Em relação aos últimos resultados, publicados há 15 dias, as oscilações estão dentro da margem de erro, mas podem indicar o início de uma recuperação, segundo os responsáveis pelo levantamento. Isso porque o volume de quem marca ‘ótimo/bom’ oscilou dois pontos percentuais para cima, enquanto quem avalia o governo como ‘ruim/péssimo’ variou dois pontos para baixo.

As mudanças, ainda que estejam dentro da margem de erro, revertem a tendência apontada pela pesquisa da última quinzena e indicam que o resultado pode, de acordo com os pesquisadores, ter sido um ‘tropeço’ causado pelo aumento no preço dos combustíveis anunciado na ocasião.

As mesmas oscilações também aparecem no monitoramento que mede o nível de aprovação do governo. Ao todo, 55% indicam que desaprovam Bolsonaro, um volume 2% menor do que há 15 dias. Na outra ponta, 37% dos eleitores marcaram aprovar o trabalho do ex-capitão. O grupo somava 35% há duas semanas.

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a PoderData entrevistou 3 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de novembro. O levantamento é feito por telefone e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo