CartaExpressa

Bolsonarista relatará PEC que limita decisões de ministros do STF

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enviou a proposta à CCJ em meio à polêmica sobre as emendas parlamentares

Bolsonarista relatará PEC que limita decisões de ministros do STF
Bolsonarista relatará PEC que limita decisões de ministros do STF
Deputado Filipe Barros, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. (PL-PR). Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR), líder da Oposição na Câmara, será o relator da proposta de emenda à Constituição que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), desengavetou a PEC na última sexta-feira 16 e a enviou à Comissão de Constituição e Justiça. O texto barra a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de uma lei.

“Trataremos a matéria com a seriedade e sobriedade que o tema exige”, disse Barros, nesta quarta 21, ao anunciar ter sido escolhido pela presidente da CCJ, a bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC).

Lira decidiu mandar a PEC à CCJ após a determinação do ministro Flávio Dino – respaldada pelo plenário do STF – de suspender a execução das emendas parlamentares impositivas, aquelas que o governo federal é obrigado a pagar. Os Poderes chegaram a um acordo sobre o tema na última terça 20.

O chefe da Câmara também enviou à comissão uma PEC que define situações em que o Congresso pode sustar decisões do Supremo. Conforme o texto, os parlamentares poderão tomar essa atitude se considerarem que a ordem em questão “exorbita do adequado exercício da função jurisdicional e inova o ordenamento jurídico como norma geral e abstrata”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo