CartaExpressa
Bolsonarista articula a convocação de José Dirceu à CPMI do 8 de Janeiro
A alegação de Alexandre Ramagem (PL-RJ) é de que o ex-ministro teria trabalhado ‘nos bastidores da campanha ao terceiro mandato do presidente Lula’


O deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem (PL-RJ) protocolou nesta terça-feira 6 um pedido de convocação do ex-ministro petista José Dirceu à CPMI do 8 de Janeiro.
A alegação é de que Dirceu, dono de “um passado bastante influente na política”, teria trabalhado “nos bastidores da campanha ao terceiro mandato do presidente Lula”.
Ramagem menciona, ainda, análises feitas por Dirceu após os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes. Em um dos trechos destacados, o ex-ministro se refere à possível colaboração de entes, órgãos e agentes públicos no 8 de Janeiro.
A CPMI aprovou nesta terça seu plano de trabalho, por 18 votos a 12. O documento é de autoria da relatora, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O requerimento de Ramagem e os outros 821 já protocolados precisam da aprovação da maioria do colegiado para serem aplicados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

CPMI do 8 de Janeiro aprova plano de trabalho; leia a íntegra
Por CartaCapital
STF inicia o julgamento de mais 70 envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Deputado pede quebra do sigilo bancário de Bolsonaro à CPMI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo