CartaExpressa
Auxílio extra para desabrigados pelas chuvas será de R$ 400, define governo
A intenção, segundo o ministro Wellington Dias, é que o repasse do valor aos municípios seja iniciado na próxima semana


O governo federal definiu o valor de 400 reais para o auxílio extra a ser pago para desabrigados pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. A intenção é iniciar o repasse dos valores aos municípios na próxima semana.
A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ao canal de TV CNN Brasil nesta sexta-feira 24. Nos últimos dias, o governo federal já havia antecipado o pagamento do Bolsa Família para as famílias afetadas pelo temporal.
Para efetuar o repasse, os prefeitos precisarão fazer a solicitação do montante ao Ministério de Desenvolvimento Social. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas devem receber o adicional. O número tem como base o balanço da Defesa Civil de São Paulo sobre desabrigados e desalojados.
As chuvas no litoral norte do estado, importante mencionar, causaram estragos em estradas e outras infraestruturas de seis cidades: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba. Todas tiveram calamidade pública decretada nos últimos dias.
A previsão do governo federal é repassar mais 120 milhões de reais para atender os municípios atingidos. Ao todo, 50 pessoas morreram pelas chuvas do último final de semana. Há ainda desaparecidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dias após tragédia, Tarcísio diz que governo instalará sirenes em áreas de risco
Por CartaCapital
Instituto apontou, há 4 anos, alto risco em 161 casas de São Sebastião
Por Agência Brasil
Inspeção do MP em 2020 apontou riscos de deslizamento em região do litoral norte de SP
Por CartaCapital
‘Tragédia anunciada’: Os alertas do MP ignorados pelo poder público em São Sebastião
Por Getulio Xavier