CartaExpressa
Ataques contra Gaza já mataram 16 jornalistas palestinos, diz sindicato
Ao menos 3.785 pessoas morreram no enclave em bombardeios israelenses, segundo autoridades locais


Dezesseis jornalistas palestinos foram mortos na Faixa de Gaza desde o início do novo conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira 19 por um sindicato da categoria.
A entidade, com sede na Cisjordânia ocupada, afirmou ainda que outras dezenas de jornalistas ficaram feridos.
Ao menos 3.785 pessoas morreram no enclave palestino em bombardeios israelenses, lançados após o ataque do Hamas, segundo autoridades locais.
Nesta semana, a agência de notícias Reuters pediu às autoridades israelenses “uma investigação rápida, profunda e transparente” sobre a morte de seu jornalista Issam Abdallah, em 13 de outubro, em um ataque no sul do Líbano.
A ofensiva que matou Abdallah deixou outros seis jornalistas feridos, na fronteira com Israel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ataques israelenses matam sete palestinos na Cisjordânia; Netanyahu promete ‘guerra longa’
Por CartaCapital
Quem era Jamila al-Shanti, viúva do fundador do Hamas, morta por militares de Israel em Gaza
Por CartaCapital
Tentativa de Biden de mediação entre Israel e Hamas foi “um fracasso”, avalia imprensa francesa
Por RFI