CartaExpressa
Associação de procuradores critica ameaças antidemocráticas de Bolsonaro
Nota vem depois de o presidente Jair Bolsonaro acusar o Tribunal Superior Eleitoral de participar de fraudes


A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou nota sobre as recentes ameaças do presidente Jair Bolsonaro quanto a não realização das eleições em 2022. As declarações causaram desconforto na instituição, que declarou que as críticas ao sistema eleitoral não podem ser baseadas em suposições e alegações genéricas sem provas.
“A discussão acerca do modelo de votação jamais pode ocorrer em um ambiente de ameaças sobre a própria realização das eleições, pois isso violaria a Constituição e o próprio regime democrático”, diz o texto, divulgado no sábado 10.
A nota afirma ainda que atos que desestabilizem o funcionamento adequado das instituições merece repúdio e vigilância permanente quanto seus efeitos e riscos ao sistema democrático nacional. “A ANPR reafirma o seu compromisso com a defesa da Constituição de 1988 e rechaça qualquer tipo de retrocesso nessa matéria.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.