CartaExpressa
‘Armar a população resulta apenas em mais mortes’, diz Gilmar após ataques a tiros em escolas do ES
No sábado 26, a Secretaria de Saúde do estado confirmou a morte de uma mulher de 38 anos, a 4ª vítima


O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou que os ataques a tiros em escolas de Aracruz, no Espírito Santo, revelam “as graves consequências da crescente cultura de ódio no País, fomentada por políticas infundadas de armamento”.
Segundo o magistrado, “dar armas à população, além de não resolver os problemas de segurança pública, apenas resulta em mais mortes”.
No sábado 26, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo confirmou a morte de uma mulher de 38 anos, a quarta vítima dos ataques. O atirador, filho de um policial militar, usou duas armas na ação, segundo o governador Renato Casagrande (PSB). Ele confessou o crime ainda na tarde de sexta.
Os disparos partiram de uma pistola .40 – que pertence ao Estado e era usada pelo policial para trabalhar – e de um revólver particular, de propriedade do pai do criminoso.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o atirador, de 16 anos, vestia roupas camufladas e cobria o rosto no momento do crime. Ele carregava o símbolo da suástica em suas roupas.
A tragédia das escolas de Aracruz revela as graves consequências da crescente cultura de ódio no país, fomentada por políticas infundadas de armamento. Dar armas à população, além de não resolver os problemas de segurança pública, apenas resulta em mais mortes.
— Gilmar Mendes (@gilmarmendes) November 26, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Brasil precisa de reforma no sistema penal, no sentido de um desencarceramento’, defende Lewandowski
Por CartaCapital
A pressão das armas
Por Maurício Thuswohl e Sergio Lirio
Com Bolsonaro, PF tem pior desempenho em apreensão de armas desde 2013
Por CartaCapital