Após tragédia em Capitólio, Parque de Ibitipoca suspende visitação a cavernas

A proibição se deve à 'saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos'

Créditos: EBC

Apoie Siga-nos no

O Parque Estadual de Ibitipoca, na zona da Mata de Minas Gerais, suspendeu as atividades de visitação às cavernas após o acidente em Capitólio, no sábado 8, que deixou 10 mortos depois de um pedaço de cânion se desprender e cair sobre lanchas que passavam pelo local.

A Secretaria do Meio Ambiente do estado não respondeu se a mudança no cronograma das atividades tem a ver diretamente com o episódio, mas afirmou ter se baseado na avaliação de espeleólogos (especialistas em cavernas) atuantes em Ibitipoca.

O governo estadual declarou que a proibição da visitação às cavernas foi motivada pela “saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos”. A retomada das atividades no espaço está condicionada a um período de estiagem de pelo menos 7 dias e avaliação das condições de placas e blocos de rochas.

A secretaria acrescentou que as cavernas estão recebendo sinalizações para garantir a segurança dos visitantes, já que o parque continua aberto. No próprio portal do parque, há orientações sobre os cuidados a serem observados quando os visitantes forem às cavernas. Entre os riscos, o texto destaca justamente os de “desplacamento e queda de blocos ou lâminas do teto ou das paredes da caverna”.

 


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.