Sociedade

Polícia identifica as 10 vítimas do acidente em Capitólio

As causas do acidente serão investigadas pela Marinha

Créditos: Reprodução Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil identificou, nesta segunda-feira 10, a última vítima fatal do acidente em Capitólio (MG), após a queda do paredão no sábado 8. O desabamento deixou um total de 10 mortos.

A décima vítima identificada foi Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos, natural de Cajamar (SP). Mais cedo, outras quatro identidades foram reveladas, uma delas, a do piloto da lancha, Rodrigo Alves dos Anjos, 40 anos, natural de Betim. Todas as vítimas estavam na lancha de nome ‘Jesus’, a mais afetada com a queda do cânion.

Também foram identificados: Julio Borges Antunes, 68 anos, natural de Alpinópolis (MG); Maycon Douglas de Osti, 24 anos, nascido em Campinas; Camila da Silva Machado, 18 anos, nascida em Paulínia; Sebastião Teixeira da Silva, 64 anos, natural de Anhumas; Marlene Augusta Teixeira da Silva, 57 anos, natural de Itaú de Minas; Geovany Teixeira da Silva, 37 anos, natural de Itaú de Minas; Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, natural de Alfenas; e Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos, nascido em Passos.

Marlene e Sebastião eram casados. Eles eram os pais de Geovany Teixeira, que, por sua vez, era pai de Geovany Gabriel. Marlene e Sebastião também eram tios de Thiago. Maycon era namorado de Camila. Julio era amigo da família.

Falta identificar a 10ª vítima, uma mulher de 43 anos natural de Cajamar (SP).

O que se sabe sobre o acidente

O deslizamento aconteceu no sábado 8 por volta das 12h30. Segundo os bombeiros, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 27 foram liberadas: 23 da Santa Casa de Capitólio e 4 da Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio.

Ainda de acordo com a corporação, 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio. Um paciente internado na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio, é um jovem de 26 anos morador de Pimenta (MG). Ele deve ser operado nesta segunda-feira 10 e em seguida deve ter alta; a 3ª pessoa que estava internada em Passos foi para um hospital particular e tem quadro estável.

Em nota, a Marinha afirmou que será aberto um inquérito para apurar as causas do acidente. Duas horas antes do deslizamento, a Defesa Civil havia emitido um alerta para chuvas intensas na região, com chances de ‘cabeça d’água’. O comunicado pedia que se evitasse a passagem por cachoeiras.

Após o ocorrido, o  secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, coronel Alexandre Lucas, disse que o mapeamento e o monitoramento de riscos são responsabilidades municipais.

O prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva (PP), disse em entrevista coletiva no domingo que nunca havia ocorrido um acidente como esse e, por isso, não há um estudo ou uma análise geológica sobre os paredões. Ele também anunciou o fechamento do turismo aquático na cidade. Segundo o prefeito, estão fechadas as entradas dos cânions e também do local conhecido como Cascatinha.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar