CartaExpressa
Após denúncias, TJ de Roraima identifica crianças yanomamis em processo de adoção
O Conselho Indígena do estado alertou que crianças não estariam sendo devolvidas às suas famílias depois de passarem por atendimento


O Tribunal de Justiça de Roraima identificou ao menos duas crianças yanomamis em processo de adoção e outras cinco acolhidas em instituições. A informação é do portal G1.
A identificação aconteceu depois de o Conselho Indígena de Roraima enviar um ofício a órgãos públicos denunciando que crianças yanomamis levadas à capital Boa Vista em busca de tratamento estariam sendo encaminhadas para adoção.
O documento chegou ao Tribunal de Justiça, à Funai, ao Ministério Público, à Vara da Infância, a secretarias de Saúde e do Trabalho de Roraima, ao Conselho Tutelar e a um hospital infantil.
Na peça, o Conselho pede informações sobre crianças e adolescentes yanomamis que estejam separados de seus pais ou desacompanhadas durante atendimento médico. Solicitam, ainda, detalhes sobre quantos já passaram pelos órgãos acionados e quantos foram entregues para adoção.
O Tribunal de Justiça informou que vai apurar se os processos de adoção respeitaram os trâmites legais. A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ se comprometeu a levantar os dados dos sete casos para encaminhar as informações ao conselho indígena.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo federal determina que apenas servidores em missão poderão acessar Terra Yanomami
Por André Lucena
Garimpo ilegal cresceu 54% nas terras yanomamis no último ano do governo Bolsonaro
Por André Lucena
FAB inicia restrição do espaço aéreo na Terra Yanomami para combater o garimpo
Por CartaCapital
Ministro da Defesa anuncia envio das Forças Armadas a terras Yanomami
Por CartaCapital