CartaExpressa

Após decisão do STF, Moro diz que culpa de Lula foi reconhecida ‘por dez juízes’

Ex-juiz foi considerado suspeito no caso do triplex do Guarujá

Foto: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro manifestou-se, na tarde desta quarta-feira 23, acerca da decisão do Supremo Tribunal Federal em não reavaliar sua suspeição no caso do triplex do Guarujá, processo envolvendo o ex-presidente Lula pelo qual Moro foi considerado um juiz suspeito.

O argumento para que o plenário do STF se debruçasse sobre a suspeição de Moro, já confirmada por uma Turma, é o de que o habeas corpus que pedia o reconhecimento da parcialidade teria perdido o objeto após a Corte decidir anular as condenações de Lula.

No dia 22 de abril, a Corte já havia formado maioria pelo reconhecimento da suspeição. Na ocasião, sete dos 11 ministros votaram pela manutenção do entendimento firmado pela Segunda Turma: Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Após pedido de vista e retomada do julgamento nesta quarta-feira 23, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio e Fux votaram por derrubar a decisão da 2ª Turma. Foi a eles que Moro se dirigiu pelo Twitter.

“Os votos dos Mins.Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux, não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do Ex-Presidente Lula, correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito. Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula,cuja culpa foi reconhecida por dez juízes”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar