CartaExpressa
Após críticas, Flávio Bolsonaro muda o texto da PEC das Praias
Senador, que é relator da proposta, adicionou um trecho afirmando que as praias são bens de uso comum


Após críticas, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) decidiu mudar trechos da proposta de emenda à Constituição que pode ‘privatizar’ o litoral brasileiro, medida conhecida como “PEC das Praias”.
O senador, que é relator da PEC, adicionou um trecho afirmando que as praias são bens de uso comum, sendo “assegurado o livre acesso a elas e ao mar, ressalvadas as áreas consideradas de interesse de segurança definidas em legislação específica”.
“Não será permitida a utilização do solo que impeça ou dificulte o acesso da população às praias”, diz o novo trecho.
Segundo o senador, a ideia das mudanças é deixar claro que a PEC não vai privatizar as praias brasileiras.
A matéria, que transfere os terrenos de marinha para ocupantes particulares, estados e municípios, foi aprovada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022 e enviada ao Senado.
Os terrenos de marinha são terras da União no litoral, situados entre a linha imaginária da média das marés registrada no ano de 1831 e 33 metros para o interior do continente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A privatização das praias e a face obscena do capitalismo
Por Gustavo Freire Barbosa
A justificativa do PCdoB pelos votos a favor da PEC das Praias
Por CartaCapital
Os riscos ambientais da ‘PEC das Praias’, segundo especialista
Por André Lucena