CartaExpressa
Americanas afasta a diretoria em meio a investigação sobre rombo bilionário
A varejista entrou em recuperação judicial no mês passado e declarou dívidas de 43 bilhões de reais


A Americanas anunciou nesta sexta-feira 3 o afastamento de seis executivos e diretores das áreas financeira e contábil. A decisão, tomada pelo Conselho de Administração, é parte de uma tentativa de “garantir a integridade da preservação de informações e documentos”.
O afastamento terá validade pelo menos “durante o curso das apurações decorrentes do Fato Relevante publicado em 11 de janeiro de 2023 (o rombo bilionário) sem que o afastamento represente qualquer antecipação de juízo”, segundo a empresa.
A medida atinge os diretores Anna Saicali, Timotheo Barros e Marcio Cruz e os executivos Fábio Abrate, Flávia Carneiro e Marcelo da Silva Nunes.
A Americanas entrou em recuperação judicial no mês passado e declarou dívidas de 43 bilhões de reais. Desde o início de janeiro, a companhia tenta sair de uma espiral de problemas após a revelação de um rombo de 20 bilhões de reais em balanços de 2022 e de anos anteriores.
Leia o comunicado:
Fato Relevante - Afastamento da DiretoriaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz suspende decisão que autorizava busca e apreensão na Americanas
Por CartaCapital
Procon aplica multa milionária à Americanas por não entregar produtos
Por CartaCapital
Aumento no salário mínimo irrita mais o mercado que fraude de 40 bilhões na Americanas, diz Lula
Por CartaCapital