CartaExpressa
Ameaça de ataque nazista é encontrada em porta de banheiro de colégio em São Paulo
Em nota, o Colégio Mackenzie de Alphaville disse ter reforçado a segurança interna e acionado a polícia


Uma ameaça de ataque nazista foi encontrada na porta de um banheiro do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré, em Alphaville, nesta sexta-feira 5.
“Na próxima semana, o massacre acontecerá. Estejam avisados”, dizia a mensagem escrita em uma das portas do banheiro do Ensino Fundamental II. O texto é acompanhado de uma suástica nazista.
O ato de ‘fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo’, é considerado crime pela lei do racismo (Lei 7716/1989) e pode levar a multa ou reclusão de um a três anos.
Em nota encaminhada à reportagem, o colégio disse que recebeu ‘com profunda indignação e surpresa’ as ameaças com pichação na porta de um dos banheiros no campus de Alphaville.
“Não aceitamos esse tipo de violência”, acrescentou a instituição, que disse ter reforçado a segurança interna e acionado a polícia para investigar os autores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comunismo e nazismo não se equivalem nem na forma, nem no conteúdo
Por Camilo Aggio
Assembleia de Minas reforça segurança de deputada petista após novas ameaças
Por Agência O Globo
Deputada Sâmia Bomfim registra boletim após receber ameaças de morte
Por Estadão Conteúdo
Manuela D’Ávila denuncia novos ataques a ela e sua filha
Por CartaCapital