Política

Vereadora trans de BH denuncia ameaça nazista; polícia investiga

Pré-candidata a deputada federal, Duda Salabert já recebeu outras ameaças no passado

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A vereadora de Belo Horizonte e pré-candidata a deputada federal pelo PDT Duda Salabert denunciou, na manhã desta segunda-feira, ter sido alvo de ameaças pelas redes. Em uma publicação na sua conta no Instagram, ela compartilhou trechos de um e-mail que recebeu, com intimidações direcionadas também a sua família. A ameaça é assinada com uma saudação nazista.

Segundo a assessoria da vereadora, ela foi nesta tarde à Delegacia de Plantão Especializada em Atendimento à Mulher, Criança, Adolescente e Vítimas de Intolerâncias registrar um boletim de ocorrência.

O autor da mensagem, identificado como ‘William Maza dos Santos’, diz que ‘a fúria de Deus’ irá cair sobre a vereadora, após ameaçá-la de agressão. O autor também usa termos preconceituosos para se referir à pré-candidata, que é transexual.

De acordo com a vereadora, não foi essa a primeira vez que ela recebeu ameaças do gênero. Em fevereiro de 2021, ela diz ter sido demitida de uma escola em que dava aulas por ameaças semelhantes enviadas ao e-mail do colégio.

“Eles enviaram na época e-mails para a escola onde eu trabalhava dizendo que transformariam a escola em um mar de sangue caso eu continuasse dando aula lá”, conta a vereadora na publicação.

Os números 14/88 são uma assinatura comum entre grupos nazistas. O ’14’ é uma referência a um slogan do movimento neonazi americano, que tem 14 palavras em inglês: “Devemos assegurar a existência de nosso povo e um futuro para as Crianças Brancas”. O ’88’, por sua vez, diz respeito à oitava letra do alfabeto, o H. Assim, os dois ‘8’ correspondem a saudação nazista Heil Hitler.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo