CartaExpressa

Aluno fere duas colegas menores em escola no interior do Ceará

Este é o quinto episódio de violência em escolas registrado nos últimos quinze dias

Aluno fere duas colegas menores em escola no interior do Ceará
Aluno fere duas colegas menores em escola no interior do Ceará
Apoie Siga-nos no

Um aluno do 9º ano levou uma machadinha para a Escola Municipal Isaac de Alcântara Costa, na zona rural de Farias de Brito, a 600 quilômetros de Fortaleza (CE), e feriu duas colegas do 4° ano na tarde desta quarta-feira 12.

Este é o quinto episódio de violência em escolas nos últimos 15 dias. Na terça-feira, três alunos de uma escola em Santa Tereza de Goiás ficaram feridos após um ataque.

A informação foi confirmada pela Prefeitura do município. Uma das alunas teve lesões superficiais na cabeça e já recebeu alta médica. A outra vítima segue internada no hospital Santo Antônio, em Barbalha. Ela teve um corte profundo em uma região frontal do crânio e seu estado de saúde é estável, segundo a prefeitura.

O adolescente de 14 anos responsável pelo ataque foi apreendido pela Polícia Militar, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará. O estudante foi encaminhado à delegacia regional do Crato, onde prestará depoimento.

Ainda de acordo com a prefeitura, a escola adotou as medidas disciplinares cabíveis para o aluno agressor, e também está prestando assistência aos envolvidos.

“A administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para apurar o caso. Ressaltamos que a segurança dos alunos é uma prioridade para a administração municipal e que estamos trabalhando para garantir que todas as escolas municipais tenham um ambiente seguro e acolhedor para os estudantes”, afirmou, em nota.

Nas redes sociais, a governadora em exercício do Ceará, Jade Romero (MDB), disse ter recebido a informações sobre o ataque com preocupação. Ela afirmou ainda que mobilizou sua equipe de secretários para “oferecer o apoio que for necessário” às famílias das vítimas.

Reações

A Secretaria de Educação informou que suspendeu as aulas no município pelos próximos dois dias. O ataque, segundo o secretário Júnior Almeida, teria acontecido quando as alunas ainda estavam na sala de aula.

Em viagem à China, o governador Elmano de Freitas (PT) lamentou o ocorrido e reforçou que o governo prestará o apoio necessário ao município e as famílias. “Reforço que nossas equipes das secretarias da Segurança e da Educação têm trabalhado em conjunto para identificar possíveis situações suspeitas de violência, inclusive perfis em redes sociais”, escreveu.

Nas redes sociais, o prefeito Deda Pereira também lamentou o caso e disse que se reunirá com representantes do governo do Ceará nesta quinta-feira para traçar um plano segurança nas escolas da cidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo