CartaExpressa
Alexandre de Moraes será o relator de notícia-crime contra Aras
Sabatina para recondução do atual Procurador-geral da República está marcada para 24 de agosto


O ministro Alexandre de Moraes, será o relator da notícia-crime apresentada pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) contra Augusto Aras no STF. A ação, protocolada nesta quarta-feira 18, deverá apurar se Aras prevaricou.
Os senadores argumentam que ações e omissões do Procurador-geral da República contribuíram para o enfraquecimento da democracia brasileira, do sistema eleitoral e do enfrentamento à Covid-19 no Brasil. Segundo eles, Aras teria agido de modo incompatível com a dignidade e com o decoro de seu cargo.
Ainda segundo a ação, Aras teria se recusado a praticar os atos que lhe incumbem a legislação vigente, já que os mesmos mesmos fatos relatados no pedido levaram a abertura de dois inquéritos contra Jair Bolsonaro no Supremo, sem a participação do PGR.
Vieira e Contarato expressam ter havido omissão do PGR também quanto a participação do presidente em manifestação atentatória ao estado democrático, em que foram sustentadas as ideias de intervenção militar, fechamento do Congresso e do STF e reedição do AI-5.
Agora cabe ao ministro Alexandre de Moraes se dá prosseguimento ao pedido, abrindo inquérito para apurar os fatos apresentados pelos senadores em desfavor do PGR.
Leia a queixa-crime na íntegra aqui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sérgio Reis e deputado bolsonarista são proibidos de se aproximar da Praça dos Três Poderes
Por Alisson Matos
Bolsonaro entra com ação para impedir STF de abrir inquérito sem aval do MPF
Por CartaCapital