CartaExpressa
Alexandre de Moraes autoriza desbloqueio de perfis de Rodrigo Constantino nas redes sociais
Contas, que estavam fora do ar desde 2023, foram reativadas nesta segunda-feira
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o desbloqueio das contas do bolsonarista Rodrigo Constantino em diversas redes sociais, incluindo X, YouTube, Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, GETTR e Patreon.
A decisão, tomada na sexta-feira 1º, ocorre após mais de dois anos de suspensão dos perfis do comentarista por ordem judicial no âmbito de investigações sobre disseminação de discurso de ódio e ataques às instituições democráticas. Os perfis voltaram ao ar nesta segunda-feira 4.
A medida foi celebrada pelo advogado de Constantino, Emerson Grigollette, que compartilhou a novidade nas redes sociais. “Seja bem-vindo de volta, @Rconstantino! Após mais de dois anos de luta, conseguimos a reversão de uma das mais graves censuras da nossa história”, publicou Grigollette em seu perfil no X.
Rodrigo Constantino, que mora nos Estados Unidos, teve suas contas suspensas inicialmente em dezembro de 2022, junto com outros comentaristas alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como Guilherme Fiuza e Paulo Figueiredo. À época, os três eram investigados por promover ataques ao sistema eleitoral e ao STF, além de difundir desinformação sobre a pandemia de Covid-19.
Nesta segunda-feira 4, Constantino celebrou, de forma irônica, o seu retorno ao X: “Teste! Liberem logo minha conta!!! Ou vou falar com o Xande…”, em referência ao ministro Moraes.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Zanin decidirá sobre ação para impedir bancos de aplicarem sanções da Magnitsky a Moraes
Por CartaCapital
Leia na íntegra os discursos de Moraes, Barroso e Gilmar contra ameaças ao STF
Por CartaCapital



