CartaExpressa
Alessandro Vieira levará o governista Luis Carlos Heinze ao Conselho de Ética
Heinze é um dos mais ativos defensores da cloroquina na CPI da Covid


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que entrará com uma representação contra o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) pela disseminação de informações falsas na CPI da Covid.
“Considerando o contexto que a gente vem vivendo na CPI, com reiteradas tentativas de desinformação, repetição, apesar dos alertas, de documentos e dados que não correspondem à verdade, informo que estou apresentando uma representação no Conselho de Ética em face do colega Heinze”, disse Vieira, nesta terça-feira 8, durante a segunda oitiva do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O senador também se manifestou nas redes sociais:
Vou apresentar representação junto ao Conselho de Ética do Senado, em face do senador Luís Carlos Heinze. Tenho todo respeito pelo colega, mas não se deve tolerar a diária tentativa de transformar a CPI em mais um canal de desinformação dos brasileiros. Já são 474.614 mortos.
— Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) June 8, 2021
Heinze integra a base governista e já defendeu diversas vezes o uso da cloroquina e de outros medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19, além de elencar mentiras a respeito do uso dos medicamentos ao redor do mundo.
O senador também ostenta uma placa com o número de brasileiros recuperados da Covid-19, em contraste com a utilizada por Renan Calheiros (MDB-AL), que atualiza o número de vítimas fatais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Queiroga diz que mudou de ideia sobre Luana Araújo e irrita senadores: ‘Mente para se agarrar ao cargo’
Por Leonardo Miazzo
‘Militares que têm competência ficarão no ministério’, diz Queiroga na CPI
Por Estadão Conteúdo