CartaExpressa
Alerj escolhe deputados para tribunal que julgará impeachment de Witzel
Desembargadores do TJ-RJ também foram escolhidos para compor Tribunal Misto
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) escolheu, nesta terça-feira 29, os cinco parlamentares que farão parte do Tribunal Misto que julgará o pedido de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). Foram escolhidos: Chico Machado (PSD), Waldeck Carneiro (PT), Dani Monteiro (PSOL), Anderson Moraes (PSL) e Alexandre Freitas (Novo).
As outras cinco vagas do Tribunal Misto serão ocupadas por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). São eles: Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva e Inês da Trindade Chaves de Melo.
Para a denúncia ser aceita, é necessário formar maioria simples no Tribunal. O voto de desempate, caso seja necessário, virá do presidente do TJ-RJ, Claudio Mello de Tavares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.