Alberto Youssef aciona o STF contra Sergio Moro por grampo ilegal na Lava Jato

O doleiro acusa o ex-juiz de ter manipulado o processo para omitir o grampo ilegal na cela

O doleiro Alberto Youssef. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Apoie Siga-nos no

O doleiro Alberto Youssef ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de investigação contra o ex-juiz Sergio Moro pela manipulação de provas relacionada à Lava Jato. A ação acusa o atual senador de atuar irregularmente para omitir a existência de um grampo ilegal na cela do doleiro.

A ação está em sigilo no STF, mas seu teor foi revelado pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews, nesta quinta-feira 21. De acordo a publicação, a defesa da Youssef juntou depoimentos, relatórios internos da Polícia Federal e até trechos de decisões de Moro como juiz para fundamentar o pedido de investigação.

O foco é desvendar a manipulação de Moro no caso do grampo. Naquela ocasião, conforme material interno da PF ao qual CartaCapital teve acesso, o grampo clandestino funcionou entre 17 e 28 de março de 2014.

Após a defesa de Youssef denunciar a ação ilegal, a PF abriu um procedimento interno. A apuração, conduzida nos meses seguintes pela Corregedoria-Geral, concluiu que “restou comprovada a existência de indícios” da instalação do equipamento de interceptação ambiental.

Com a confirmação em mãos, o doleiro sustenta no STF que Moro, mesmo ciente da conclusão da sindicância, agiu para blindar os agentes que instalaram a escuta. Ele também argumenta que partiu do então juiz o obstáculo criado para que Youssef e outros presos pela operação tivessem acesso ao conteúdo do grampo ilegal.

Segundo a jornalista da GloboNews, o pedido está no STF desde sexta-feira 15. O ministro Dias Toffoli, responsável por avaliar a questão, solicitou manifestação da Procuradoria-Geral da República. O ex-juiz e atual senador, Sergio Moro, se limitou a dizer que o tema já foi analisado e arquivado e que, portanto, se trataria de calúnia.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.