CartaExpressa
AGU pede a condenação de mais 45 presos pelos atos golpistas de 8 de Janeiro
Esta é a sexta ação do órgão para responsabilizar os bolsonaristas que participaram ou financiaram os ataques


A Advocacia-Geral da União defendeu nesta sexta-feira 14 que mais 45 pessoas sejam condenadas a ressarcir os cofres públicos pela invasão e pela depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro.
Ao todo, o braço jurídico do governo Lula (PT) já protocolou seis ações que pedem a responsabilização de 223 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato envolvidos nos atos golpistas.
Na mais recente ação da AGU, o órgão solicitou que 40 presos em flagrante após o quebra-quebra na capital federal fossem condenados definitivamente.
A ação civil pública, que está sob sigilo, mira os presos em flagrante no interior do Palácio do Planalto. Eles tiveram a prisão preventiva decretada e são investigados criminalmente pelos atos.
No documento, o órgão ainda pede a ampliação do bloqueio de bens dos acusados. O valor deve subir de 20,7 milhões para 26,2 milhões de reais. O acréscimo se deve a uma atualização do cálculo do prejuízo causado pelos bolsonaristas no prédio do Supremo Tribunal Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que defende o governo Lula sobre o cultivo da cannabis para fins medicinais
Por Wendal Carmo
Moraes manda a PF agendar depoimento de Bolsonaro sobre instigação a atos golpistas
Por CartaCapital