CartaExpressa
Adversário de Lula, Zema entrega Medalha da Inconfidência a Campos Neto
Oficialmente, a honraria se destina a pessoas que contribuíram para a projeção e a valorização de Minas Gerais


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, recebeu a Medalha da Inconfidência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta segunda-feira 29. O encontro aconteceu na sede do BC, em São Paulo.
Zema é um dos principais representantes da oposição ao presidente Lula (PT).
Oficialmente, a medalha se destina a pessoas que contribuíram para a projeção e a valorização de Minas Gerais, desde 1952.
Em junho, Campos Neto recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo do estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa. Na ocasião, após a cerimônia, o banqueiro participou de um jantar no Palácio dos Bandeirantes, promovido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), outro opositor de Lula.
No dia seguinte ao jantar, o petista reagiu e afirmou que Campos Neto tem “lado político” e “quase assumiu candidatura a um cargo no governo de São Paulo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Zema inclui aumento de 300% do próprio salário no plano de recuperação fiscal de MG
Por André Lucena
Lula retoma críticas a Campos Neto por declaração sobre salário e inflação
Por CartaCapital