CartaExpressa

A visão dos brasileiros sobre os protestos de Junho de 2013, segundo pesquisa

Ipec ouviu 2 mil eleitores para chegar aos resultados divulgados nesta segunda-feira

Os protestos de junho tiraram alguns conservadores do armário, mas eles já estavam instalados no Congresso, na oposição e nos discursos moralistas antipolítica e anticotas
Apoie Siga-nos no

Um levantamento do instituto Ipec, divulgado nesta segunda-feira 12, mostra a visão do eleitor brasileiro sobre os protestos de Junho de 2013, que completam dez anos.

De acordo com a pesquisa, realizada a pedido do jornal O Globo, os protestos daquele ano foram decisivos para mudar o modo de escolher políticos nas eleições. Ao todo, 39% concordam com esta afirmação – total ou parcialmente.

Outros 45% dos eleitores discordam de que aquele movimento nas ruas tenha resultado em alguma mudança na hora de escolher o voto. 10% não discordam, nem concordam com a conclusão. Outros 16% não souberam responder.

A pesquisa divulgada pelo jornal nesta segunda-feira traz ainda uma relação direta entre os protestos e a visão do brasileiro sobre a corrupção no País. Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados acreditam que os protestos não ajudaram a diminuir a corrupção no País. Destes, 28% concordam totalmente com a afirmação e 12% parcialmente.

Na outra ponta, 35% dos entrevistados acreditam que o movimento nas ruas em junho de 2013 reduziram a corrupção na política desde então. 19% concordam totalmente com esta visão e 16% concordam em partes com a avaliação.

No levantamento desta segunda, há ainda 11% dos entrevistados que não concordam, nem concordam com a afirmação sobre a corrupção e os protestos daquele ano. 16% não quiseram ou não souberam responder.

A pesquisa do Ipec foi feita com 2 mil entrevistas presenciais em 127 municípios de todas as regiões do Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os dias 1º e 5 de junho e a margem de erro é estimada em dois pontos percentuais. O nível de confiança, por sua vez, é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.