CartaExpressa,Política

À PGR, parlamentares do PSOL acusam Bolsonaro de homofobia contra Randolfe

À PGR, parlamentares do PSOL acusam Bolsonaro de homofobia contra Randolfe

Randolfe Rodrigues e Jair Bolsonaro. Fotos: Roque de Sá/Agência Senado e Marcos Corrêa/PR

Randolfe Rodrigues e Jair Bolsonaro. Fotos: Roque de Sá/Agência Senado e Marcos Corrêa/PR

A vereadora da cidade de São Paulo Erika Hilton e o deputado distrital Fábio Felix, ambos do PSOL, protocolaram na Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro por homofobia. Em transmissão ao vivo nas redes sociais em 27 de maio, o presidente se referiu ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, como ‘uma saltitante’.

“Agora, tem uma saltitante na comissão que queria me convocar. É brincadeira, né? Ô, saltitante, está de brincadeira. Não tem o que fazer não, saltitante?”, disse Bolsonaro na live.

Segundo os parlamentares do PSOL, o uso de palavras no feminino e de termos pejorativamente associados a pessoas homossexuais evidencia a tentativa de menosprezo a Randolfe, atribuindo a ele condições que, no entendimento do presidente e de parte de seu eleitorado, são dignas de demérito e zombaria.

“Frisa-se ainda que o ato praticado pelo presidente, entendido como crime de LGBTfobia, consiste em um delito de Ação Pública Incondicionada, fato este que condiciona a eventual persecução penal à propositura da denúncia por esta respeitável Procuradoria Geral da República”, diz a ação.

 

Notícia Crime - Homofobia contra Randolfe - 28-05-2021

 

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Repórter do site de CartaCapital

Compartilhar postagem