CartaExpressa

A diferença entre Lula e Bolsonaro em São Paulo, no Rio e em Minas, segundo o Ipec

No geral, o petista lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 16 pontos de vantagem sobre o ex-capitão no 1º turno

A diferença entre Lula e Bolsonaro em São Paulo, no Rio e em Minas, segundo o Ipec
A diferença entre Lula e Bolsonaro em São Paulo, no Rio e em Minas, segundo o Ipec
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Fotos: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Pesquisas Ipec divulgadas nesta terça-feira 20, encomendadas pela TV Globo, apontam que Lula (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo e em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, há empate técnico.

Confira os resultados:

  • São Paulo: Lula 43% x 33% Jair Bolsonaro (em 6 de setembro, o placar era de 44% x 28%)
  • Minas Gerais: Lula 46% x 31% Jair Bolsonaro (antes, 46% x 30%)
  • Rio de Janeiro: Lula 41% x 36% Jair Bolsonaro (no levantamento anterior, o ex-capitão tinha 39% e o petista, 38%)

No geral, Lula lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 16 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no primeiro turno, de acordo com o Ipec: 47% a 31%. Na projeção de segundo turno, o ex-presidente aparece 19 pontos à frente: 54% a 35%.

Ainda conforme o levantamento, Lula tem 52% dos votos válidos e pode vencer a eleição no primeiro turno.

A pesquisa em São Paulo ouviu 2.000 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 84 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A rodada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-05582/2022.

No Rio, foram entrevistadas 1.504 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 39 cidades. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo RJ-04682/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-05082/2022.

Em Minas, o Ipec ouviu 2.000 pessoas entre 17 e 19 de setembro em 101 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MG-03406/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo