CartaExpressa

‘A candidatura de Ciro é decisão tomada’, diz o presidente do PDT

A CartaCapital, Carlos Lupi nega que o partido possa abrir mão da candidatura; o desafio, pondera, é ‘conquistar aliados’

‘A candidatura de Ciro é decisão tomada’, diz o presidente do PDT
‘A candidatura de Ciro é decisão tomada’, diz o presidente do PDT
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O PDT não considera a possibilidade de abrir mão da candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República em 2022. A declaração foi feita a CartaCapital pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, nesta quinta-feira 1.

“A candidatura do Ciro é decisão tomada, queremos conquistar aliados para nosso projeto nacional de desenvolvimento que é personalizado pelo Ciro”, disse Lupi.

Na véspera, Ciro assinou um manifesto com outros cinco presidenciáveis em que rechaçou o “autoritarismo” e defendeu a “liberdade”. O texto foi divulgado na data que marcou o 57º aniversário do golpe militar de 1964.

Além de Ciro, assinaram o texto João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Amoêdo (Novo) e Luciano Huck.

Na esteira do manifesto, o jornal Valor Econômico informou nesta quinta que o PDT admite a possibilidade de não lançar Ciro ao Planalto, caso isso seja necessário para construir uma candidatura de consenso contra o presidente Jair Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo